domingo, 23 de setembro de 2012

Programa Descobrir (Fundação Calouste Gulbenkian) - Instrumentarium Baschet

Eu sou som é uma das oficinas que apresentamos este ano para o público com necessidades educativas especiais (programa Descobrir) utilizando dois recursos pedagógicos da Fundação Calouste Gulbenkian: O Lab Móvel e o Instrumentárium Baschet. É sobre este último que vos iremos falar um pouco através de um texto de Lídia Robertson que desde sempre tem utilizado este conjunto de esculturas sonoras.
Desde os anos 50 do século passado, Bernard et François Baschet, um escultor e outro engenheiro, começaram a estudar as possibilidades do som. Fruto do seu trabalho são as esculturas sonoras, e um projecto que se desenvolveu no último meio século atravessando as fronteiras francesas e criando uma nova família de instrumentos, o denominado ‘cristal Baschet’ e a incorporação da música como um elemento de integração social. As estruturas sonoras que apresentamos agora, o Instrumentarium pedagógico Baschet, foram inventadas em 1975 em Paris, construídos a partir de materiais menos usuais nos instrumentos musicais comuns, como o aço, a fibra de vidro e o vidro, e no entanto inteiramente acústicos. O Instrumentarium Baschet é um conjunto de 14 estruturas sonoras de percussão, corda e cristal, obtido a partir da aplicação de um novo princípio acústico descoberto pelos irmãos Bernard et François Baschet nos anos 70 do século XX. Os irmãos Baschet, escultores de sons, foram pioneiros com as suas esculturas sonoras em dar ao público livro acesso às suas obras expostas em museus (com a rubrica ‘É proibido não tocar’). As instituições, impressionadas pela participação das crianças durante as suas exposições no Norte da Europa, pediram aos irmãos Baschet para estudarem a criação de modelos para o despertar musical. 
“É a experiência que nos conduziu a esta criação,”disse Bernard Baschet, “e particularmente o facto de termos trabalhado nos anos 70 em Nova York, num programa ‘Aprender a ler através das artes’, patrocinado pela Fundação Museu Guggenheim. Este programa piloto foi destinado à reinserção de jovens da comunidade afro-americana e de outras minorias. Os modelos não se fixaram a não ser depois de quase dez anos de prática, e, para lá chegar, nós mesmos trabalhámos com milhares de crianças de diferentes países.”
De volta a Paris, e encorajados por esta experiência, conceberam em 1975 um programa pedagógico original com um material acessível às crianças, baseado essencialmente sobre os sons complexos, quer dizer, sem nota definida. O Instrumentarium de 14 estruturas oferece uma paleta de sons que, sem conhecimento prévio do solfejo, se podem conjugar, como na pintura abstracta se compõe com as cores.

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