quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Resultado da REUNIÃO de 26 de OUTUBRO

Em primeiro lugar, peço desculpa, por só hoje vos estar a informar do resultado da reunião da passada 2ª feira, dia 26.

Mais uma vez, se verificou uma fraquíssima adesão de pais, tendo comparecido nesta reunião, apenas 7 mães, 4 pela 2ª vez e 3 mães pela 1ª vez. Assim é impossível avançar-se com a constituição da associação, visto que nem quórum existe, para a constituição dos órgãos sociais.

As mães que compareceram nesta 2ª reunião, parecem cheias de força e vontade de começar a colocar mãos na obra, pois sentem essa necessidade, visto que se não formos nós pais a zelar pelos direitos e bem estar dos nossos queridos filhos especiais, mais NINGUÉM o fará.

Assim sendo e tendo em conta que já tínhamos tido um contacto com a APPDAE - Associação Portuguesa de Pessoas com Dificuldades de Aprendizagem Específicas, a qual se mostrou receptiva à nossa entrada como sócios e unificação de meios e esforços e em virtude dos nossos objectivos se enquadrarem plenamente nos objectivos da APPDAE, foi de consenso geral entre as 7 mães presentes, marcar uma reunião com a APPADAE, de maneira a então se começar a traçar o caminho que temos pela frente.

Permitam-me um desabafo de mãe especial. Espero não ferir susceptibilidades.
Esta 2ª reunião, deu para ver o quanto as pessoas hoje em dia se fecham, e pior fecham os seus filhos especiais.
A primeira ajuda que podem e devem fazer com vocês próprios, é aceitar o filho(a) que têm. Amar o filho(a) que têm! Como é que querem ajudas para os vossos filhos, se vocês próprios não os ajudam? "Roubar-lhes" um pouco do tempo que poderiam estar com vocês (é verdade!), mas em prol de unir esforços, para se conseguir colocar as muitas ideias que andam pelas nossas cabeças, em prática, é fazer algo de mal?
Não me digam que não têm tempo, pois desse mal todos nós sofremos, até os que não têm filhos com NEE. Há sempre uma forma de se dar a volta. Pode ser difícil, mas não é impossível. Pode causar um certo transtorno nesse dia, mas não é impossível. Será que os nossos filhos não merecem esse transtorno, essa dificuldade, esse "sacrifício", mais esse cansaço?
E lembrem-se que, quem não luta não deve reclamar. Reclama-se tanto que os direitos dos nossos filhos, são cada vez menos, mas sem nos mexermos como é que os governantes, os dirigentes vão saber que as coisas estão mal? Não é a eles que lhes toca? E se for, têm outros recursos que o português baixo/médio não tem.
Há que sensibilizar as pessoas. Não é escondendo os problemas que eles se resolvem. Muito menos esperando que os governantes os resolvam.
Decisões deste porte, não se podem tomar, sem encontros físicos, sem reuniões, pelo menos no começo das situações.
Perdoem-me este desabafo, mas já há algum tempo que andava aqui engasgado.

Na espectativa que não tenham ficado aborrecidos comigo, por eu escrever aquilo que me vai na alma, acrescento que, logo que tenhamos indicação de quando será a mencionada reunião, terei todo o gosto, em informar a data, aqui no nosso blog.

Para finalizar, desejo que estas palavras vos cheguem ao coração e que vocês se juntem a nós nesta luta que é de todos os que têm em casa, algum SER HUMANO, fascinante, maravilhoso, terno, inteligente, ÚNICO, mas com alguma(s) limitações, como todos NÓS temos.

Um abraço para todos.

2 comentários:

  1. Querida Isabel,

    Sabe bem desabafar, às vezes é o que nos resta, deitamos fora o que nos incomoda, arregaçamos os braços e lá vamos nós para a LUTA, porque eles merecem tudo E MAIS AINDA....
    Eu também não consegui ir, mas queria muito ter ido, outros momentos acontecerão.
    Em relação à vossa decisão, apesar de já terem decidido o que vão fazer, não queria deixar de vos dizer que as APPDA´s que são associações especificas para pessoas com autismo também poderiam ser uma possibilidade, visitem o site ( www.appda-lisboa.org.pt )
    e pensem no assunto. Eu estou ligada à APPDA-Lisboa, mas existem outras, no site da Federação ( www.appda-lisboa.org.pt/federacao )podem descobrir algumas pistas que vos possam interessar.
    Boa pesquisa.
    Luisa

    ResponderEliminar
  2. Querida Luísa,

    Bem haja pela tua dica. É bom termos pessoas à nossa volta que nos dêem dicas, afinal o que tu te lembras, posso eu não me lembrar e vice-versa, logo é sempre bom ter "memórias auxiliares".

    Luísa, mandei-te ontem um convite para o teu mail, mas já tens a caixa cheia.
    É sobre um magusto que vai ter lugar no dia 14 de Novembro, das 15h00 às 18h00, no Ginásio Clube de Corroios, através da Associação ESFERA INCLUSIVA, cuja presidente é a professora de natação da Cecília, a MARIANA LOUREIRO. Uma pessoa formidável e muito humana.

    Eu vou colocar toda a informação que ela me enviou no convite, numa nova mensagem aqui no nosso blog.

    Se puderes, aparece com os NOSSOS rapazes!
    Nós vamos se DEUS quiser.
    Muitos beijinhos para os três e para a tua mana também.
    Isabel Barbosa

    ResponderEliminar