quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Necessidades educativas especiais: Oficinas para famílias


O programa Descobrir apresenta este ano uma conjunto de novidades nas suas oficinas, cruzando os diversos espaços da Fundação Calouste Gulbenkian. Oficinas dedicadas à família alargada que se desenvolvem em duas sessões aos sábados de manhã. Propomos que conheçam o Instrumentarium Baschet ( “Sábado sou Som”) e o Lab Móvel (“Sábado som móvel” -recursos digitais) ateliês onde se trabalha o espaço e a sonoridade individual.
Também uma oficina a realizar no Museu Calouste Gulbenkian em torno da obra de René Lalique promete entusiasmar os nossos jovens especiais (“Sábados Lalique”)
“Sábados som móvel”
Oficina onde se propõe o convívio com a expressão sonora como forma de comunicação e afirmação da identidade. Jogos e conversas musicais, perceção do espaço e grafismo. Com recurso ao LabMóvel. Nestes Sábados exploraremos as potencialidades da oferta do serviço de música, pegando em peças da Orquestra Gulbenkian e outras fontes musicais e propondo a experimentação contemporânea e lúdica do som. Um espaço de fruição da criação sonora dedicado à família alargada.
"Sábado sou som”
Oficina onde se propõe o convívio com a expressão sonora como forma de comunicação e afirmação da identidade. Jogos e conversas musicais, perceção do espaço e grafismo, com recurso ao Instrumentarium Baschet. É nossa intenção criar um espaço onde a família possa fruir descontraidamente da oferta do serviço de música e interagir com outras famílias com o mesmo tipo de problemática, trocando experiências e aliviando tensões.
“Sábados Lalique”
Visita-oficina ao Museu Calouste Gulbenkian tendo como tema central a coleção René Lalique. Partiremos das peças de ourivesaria ao encontro da natureza através do desenho. Concluiremos a vivência no Museu com uma oficina de ourivesaria “faz de conta” utilizando diferentes recursos. O desenho como meio de registo do apreendido e a “ourivesaria” em papel e outros materiais como forma de desenvolvimento da motricidade fina através da expressão plástica.

Para marcar, ligar diretamente para Margarida Vieira (CAM): 217823491

Sem comentários:

Enviar um comentário