quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Com pés e cabeça.....

Começo por dizer que o nome foi mesmo bem escolhido, foi de todas as que frequentei a oficina de que eu mais gostei, bem sei que as oficinas não são feitas para nós os pais, são feitas para os nosso filhos especiais mas também um bocadinho para nós, imagino eu.
Penso que uma das formas especiais desta oficina que a fez funcionar tão bem, foi o facto de ter tido tantas pequenas actividades a completá-la, o que facilitou a participação dos nossos actores cujo tempo de concentração e atenção é muito curto. Não chegavam a ter tempo de se "fartarem" porque já estavam a saltar para outra actividade e todas elas tão diferentes... Parabéns à equipa e muito obrigada pela possibilidade que nos dão de partilharmos momentos de alegria com os nossos filhos e convosco.
Para os meus filhos que participaram em familia na 3ª oficina a evolução no saber estar e no conseguir participar é notória. Eu bem vi e senti o esforço que especialmente o Xico fez para se acalmar. Sem oportunidades como esta ele nunca teria a possibilidade de aprender a ser mais igual ao que se espera socialmente de um jovem da idade dele. Ele ganhou, eu ganhei e gostava de dizer que a comunidade também ganhou com esta competencia que ele está a adquirir.
Foi um óptimo presente de Natal!

sábado, 5 de dezembro de 2009

1ª Sessão do "Com Pés e Cabeça"

Miguel, Margarida, Mário e Ana,

Cheguei a casa com a minha alma lavada. Há algum tempo que não me sentia assim. E tudo graças à fabulosa sessão do "Com Pés e Cabeça"que vocês nos presentearam.
Vocês nem imaginam, como me senti bem, junto de vós técnicos e de todos os nossos amigos e amigas, miúdos e graúdos. Os mais novos, sempre fabulosos e puros, com as suas caracteristicas pessoais tão fascinantes, próprias e sinceras. Os mais velhos, no começo um pouco acanhados, mas depois, soltos, sorridentes, vibrantes, intensos, com o calor humano e a vivência que estavam a ter, com os seus pares e filhos dos pares.
Saí da vossa sessão, a transpirar alegria, prazer e admiração.

Penso, que a minha CILA, embora não tenha apanhado fisicamente todos os nossos circuítos e em grande parte, devido àqueles enormes espelhos, que ela tanto adora e manipula, também gostou da sessão, porque já no carro e a caminho da mercearia, onde iamos fazer compras, perguntei-lhe, se tinha gostado de estar na Gulbenkian e ela disse-me prontamente que: "sim e vi o Xico, o Alex, a Jéssica, a Joana, o Vasquinho, a Catarina e o João". Aqui está a prova, que a minha filha gostou da hora e meia que esteve debaixo do mesmo tecto com os seus pares, a ouvir as mesmas músicas, a ver as mesmas coisas, a dançar, a brincar. Saiu de lá a nomeá-los a todos, inclusivé a Catarina e o João, que ainda não conhecia. Quem lá esteve, apercebeu-se de algumas possíveis ausências da minha filha. Mas sobretudo nós os pais, devemos de acreditar que eles têm o poder de estar presentes, mas mostrando-se ausentes aos olhos de quem não conhece as pessoas com Autismo. Já tive provas com a minha filha, de momentos passados em determinados locais, onde ela se mostrava alheia à realidade actual, alí no momento, e depois, fora desse contexto, nomeava singularmente algo que tinha visto ou uma pequenina parte de alguma conversação que tinha ouvido. Então, não está ausente, mas sim, faz-se de ausente, estando presente.
Eu sei que é complexo, mas devemos de acreditar piamente, que os nossos filhos, seja lá, qual for a sua incapacidade, têm muitas competências próprias e conseguem mesmo nos surpreender em algumas ocasiões. Temos é também que ter os olhos e os ouvidos bem abertos de coração, aos seus mais pequenininhos sinais de partilha e presença.

BEM HAJAM, Miguel, Margarida, Mário, Ana, Luísa, Madalena, Xico, Alex, Carla, Sandra, Jéssica, Teresa, Vasquinho, João, Cecília, joão, António, Catarina e CECÍLIA.

Até daqui a 15 dias!