segunda-feira, 16 de novembro de 2009

MAGUSTO promovido pela ESFERA INCLUSIVA




Olá a todos,

No passado Sábado, dia 14, a associação ESFERA INCLUSIVA, promoveu no Ginásio Clube de Corroios, um Magusto de confraternização, entre famílias especiais e amigos.
Foi divertido. Apareceram algumas famílias e muitos amigos.
Houve castanhas para todos.
Os mais pequenos, divertiram-se com as pinturas faciais, com as músicas, com alguns jogos e com os bonecos adaptados que o Filipe Graça adaptada para crianças com necessidades especiais (http://brinquedosparatodos.pt.vu) (filipegraca@adapted-toys.com) (965773992).
Depois de uma amiga ter pintado a cara da minha Cecília de gatinha, ela achou que ainda não estava como devia. Logo, pegou no lápis vermelho e tratou de se auto produzir, pintando os olhos por cima, por baixo e quase que foi também por dentro. Sempre acompanhada de um espelhinho mágico, que ela tanto adora.
Depois partiu para o que viria a ser a sua perdição e fixação. Queria porque queria, o cão de peluche que dançava ao mesmo tempo que levantava e baixava as orelhas ao som de uma música da cantora Shania Twain. Claro que, quando comecei aperceber-me que a sua atitude já se estava a tornar obsessiva, tentava leva-la para fora daquela mesa, tentando distraí-la de outra maneira, mas ela cantava, ela dançava, mas sempre que me via entretida a descascar castanhas, sorrateiramente, ia-se aproximando da mesa dos bonecos e eu a vê-la pelo canto do olho. Ía-se aproximando dançando ao mesmo tempo a sua coreografia preferida dos saltos e rodopios e como quem não quer nada, ía olhando para ver se eu estava em cima do acontecimento. Como eu disfarçava, ela mais se ia aproximando da mesa. Até que, a obsseção foi mais forte e numa passada rápida por entre as pessoas, se sentou à mesa dos brinquedos. Deixei-a brincar um pouco, mas depois explicando-lhe que não tinha dinheiro para comprar o cão de peluche, "arrastava-a" para a minha mesa, a fim de ela comer uma castanha. De pouco adiantou. Voltou à dança e daí a pouco, já estava com o seu charme a seduzir um casal, ao ponto de ambos a pegarem ao colo e de ter o "descaramento" de nesse momento, olhar para mim, como quem diz, estou a conseguir o que quero, e dizer à senhora "quero ir para esta mesa", ao que ela prontamente lhe satisfez o desejo.
Ora agora digam-me lá, se não é uma pestinha maravilhosa. No meu íntimo, fiquei extremamente contente, feliz e muito orgulhosa da minha filha estar a ter estas atitudes, pois estava a lutar pelo seu actual objectivo, adquirir o cão de peluche. É claro que daí a pouco, fui buscá-la outra vez à dita mesa dos brinquedos, levei-a para a nossa mesa, coloquei-a sentada sobre os meus joelhos e virada para mim, pedindo-lhe que me olhasse nos olhos fui-lhe dizendo mais uma vez, que não tinha dinheiro para lhe comprar o cão. Ela olhava-me compreensivamente e sem dizer mais nada, limitou-se a dar mais umas voltinhas pelo ginásio, subindo ao palco, dançando mais um pouco, até que começou a pedir-me "vamos pra casa".
E assim se passou um bom bocado da tarde de Sábado, junto com pessoas maravilhosas que não olham a diferenças.

Bem-haja à ESFERA INCLUSIVA e ao GINÁSIO CLUBE DE CORROIOS.

3 comentários:

  1. Também lá estivemos...
    Mas saímos pelas 17 h. Não me lembro de ver essa gatinha linda. Que pena. Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Por isso é que eu falo da importância da utilização do espelho no recomnhecimento do EU e no trabalho que se pode desenvolver a partir daí, brincando...

    ResponderEliminar
  3. Grilinha,

    Não faltarão oportunidades para nos conhecermos e os nossos tesouros se conhecerem.
    Nós encontrava-mo-nos mais do lado oposto ao palco, local da dita mesa da atracção fenomenal para a Cecília. Também saímos pouco depois das 17h.
    Eu costumo dar-me bem com pessoas do signo escorpião. Sou do signo leão e sou mais velha do que tu, 1 ano.

    Hoje ao almoço, vou ver se arranjo um tempinho para deixar aqui no nosso blog uma novidade muito importante, da qual eu também já faço parte e espero que mais pais, familiares e amigos, venham a aderir, pois é uma causa cívica da sociedade portuguesa.

    Beijinhos para todos.

    ResponderEliminar